Corsan voltará a cortar água por falta de pagamento a partir de quinta

Período de 60 dias sem suspensão do fornecimento havia sido estendido por mais um mês em maio e se encerra.

24/06/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

Após 90 dias, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) voltará a cortar o fornecimento de água por falta de pagamento nesta quinta-feira, dia 25, nos municípios que atende no Rio Grande do Sul. Prorrogar o prazo de suspensão está em estudo, mas sem definição até o momento, de acordo com a companhia.

A Corsan suspendeu o corte de água por dois meses em março. Em maio, a companhia estendeu o benefício por mais 30 dias, período que termina nesta quinta. Caso a medida se confirme, volta a valer a regra anterior à pandemia de coronavírus: 45 dias depois do vencimento da fatura, o usuário está sujeito à suspensão do abastecimento.

Em Paverama a Corsan atende os Bairros Centro e Cidade Baixa, com aproximadamente 11 mil metros de extensão de redes de água.

Corte de luz proibido:

Na semana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou a proibição no corte de fornecimento de quem não conseguiu pagar a conta de luz durante a pandemia.  A resolução, aprovada em 24 de março, venceria nesta terça-feira, dia 23, mas agora vai até 31 de julho.

A medida vale para residências urbanas e rurais, incluindo baixa renda, e locais onde funcionam serviços e atividades consideradas essenciais, como unidades hospitalares e centros de hemodiálise. Mas as companhias seguem podendo exigir pagamento de juros e multa por atraso, com possibilidade de negativação do cliente junto a órgãos de restrição ao crédito.