Documentos veiculares agora podem ser colocados na caixa de correio

Com a medida, não é necessária a presença de um morador do local para assinar e receber o CRLV.

28/01/2020

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

Desde o dia 16 de dezembro de 2019, uma alteração no Detran/RS permitiu uma mudança na forma de entregas de documentos veiculares. Agora, o documento de licenciamento de veículo (CRLV) passará a ser colocado diretamente na caixa de correio, não sendo mais necessária a presença de um morador no local para o recebimento.

A medida é possível graças a mudança na forma como são despachadas as cartas, que antes eram registradas, permitindo o rastreamento. Agora, o envelope é entregue como correspondência simples, modalidade sem rastreio.

Nos casos em que o destinatário é morador de zona rural ou mesmo urbana que não conta com entrega domiciliar, ele deve buscar o documento no posto de Correios da região. Fica disponível no local por 20 dias.

O Detran/RS alerta para que o endereço do proprietário do veículo esteja atualizado e completo nos registros do departamento. Após pagar o licenciamento, que inclui o IPVA, taxa de expedição e eventuais multas vencidas, o proprietário do veículo pode acompanhar o prazo de entrega do documento na Central de Serviços do Detran/RS. Lá consta a data da emissão e o intervalo com a previsão de entrega em cerca de 15 dias. 

Passado esse período, se o proprietário não recebeu o documento, pode notificar problemas na entrega direto na Central em um prazo de 15 dias após a previsão da entrega.

Independentemente da data de chegada do novo documento físico, o licenciamento do ano anterior segue válido ainda por um prazo que varia de acordo com o final da placa (veja aqui o calendário de licenciamento). 

Fonte: Portal GAZ