Massas poderosas de ar polar causam onda de frio longa e intensa no Sul do País

No Vale do Taquari, a sensação térmica será baixa, com mínimas previstas entre 3°C e 6°C, podendo chegar a 1°C a 3°C em pontos mais altos da região.

23/06/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Notícias Gerais

Nos próximos dez dias, duas fortes massas de ar polar vão avançar sobre o Sul do Brasil, trazendo uma prolongada e intensa onda de frio, segundo alerta da MetSul Meteorologia.
 
A expectativa é de temperaturas congelantes, geada generalizada e até possibilidade de precipitação invernal em algumas regiões.

A primeira massa de ar frio de origem polar ingressa no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (23), com ventos moderados a fortes e queda acentuada da temperatura, principalmente no final do dia. No Vale do Taquari, a sensação térmica será baixa, com mínimas previstas entre 3°C e 6°C, podendo chegar a 1°C a 3°C em pontos mais altos da região.

A massa de ar polar também deve atingir Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e partes de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais até a terça-feira (24).

Entre quarta e quinta-feira, o ar polar começa a se afastar pelo oceano, mas as madrugadas da região Sul ainda serão as mais frias da semana, com mínimas abaixo de zero em áreas de maior altitude, como Campos de Cima da Serra (RS) e Planalto Sul Catarinense.

Apesar da forte intensidade, a chance de neve é menor do que na onda de frio do fim de maio, pois o ciclone que ajuda a formar a instabilidade está mais distante da costa brasileira.

Este cenário de frio intenso ocorre em meio ao drama dos milhares de moradores afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, muitos deles ainda abrigados e vulneráveis às baixas temperaturas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC