Em preparação ao 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, webinar apresenta case de família de Paverama
A EmaterRS - Ascar acompanha o desenvolvimento do projeto e auxiliou a família no encaminhamento de financiamento para execução da iniciativa.
15/03/2023
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Agricultura e Meio Ambiente
Biogás no Meio Rural. Esse é o tema do webinar que antecede o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. O encontro, on-line, ocorre no dia 16 de março, quinta-feira, a partir das 14h, com transmissão na página do Youtube do Fórum @forumsulbrasileirodebiogas1250 e apresentará, entre os cases, o trabalho realizado pela família Reckziegel na Granja Reckziegel, em Paverama.
Com mediação de Ricardo Steinmetz, analista da Embrapa Suínos e Aves e presidente da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), serão compartilhados três cases de plantas produtivas de biogás instaladas em propriedades rurais no Sul do Brasil.
A atividade conta com a organização do 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC) e da Emater/RS-Ascar. A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das entidades apoiadoras do evento. O professor Odorico Konrad, especialista em energias renováveis, participa da programação do evento em atividade programada para o dia 19 de abril.
O exemplo de Paverama, no Rio Grande do Sul
O engenheiro agrônomo Nestor Luis Reckziegel apresentará a experiência da planta de biogás na Granja Reckziegel, em Paverama (RS), em funcionamento desde dezembro de 2022. Ele e o pai, Enidio José Reckziegel, administram o empreendimento rural que conta com produção de gado leiteiro e soma 444 cabeças.
Resultante de dejetos de 200 vacas, a produção de 200m³ diários de biogás é utilizada na geração de energia elétrica e biofertilizante, aproveitados na granja. A propriedade tem biodigestor de 8.400m³ com capacidade de produção de energia de 70 quilowatt-hora (kWh) e atende 70% da demanda.
A EmaterRS - Ascar acompanha o desenvolvimento do projeto e auxiliou a família no encaminhamento de financiamento para execução da iniciativa.