Frente fria e massa de ar polar farão novembro começar com possibilidade de geada e até de neve no RS
O susto será ainda maior porque, antes da temperatura digna de inverno, o calor será forte no Estado
29/10/2022
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Notícias Gerais
É amanha, domingo, 30 de outubro, que tem início a mudança brusca na temperatura. Uma frente fria continental fará um trajeto do sul do país até Rondônia, no Norte, espalhando o temporal.
Atrás da frente fria vem uma massa de ar polar que vai baixar as temperaturas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, e também no Mato Grosso do Sul e na metade sul de São Paulo, mas com menor intensidade. Segundo a Climatempo, o pico do frio se dará entre 1° e 3 de novembro, com as mínimas oscilando entre - 3°C e 3°C na serra gaúcha e na serra catarinense. Em Paverama, as mínimas ficarão entre 7°C e 10°C.
Um dos responsáveis por esse inverno fora de época é o La Ninã, fenômeno que causa o resfriamento das águas do oceano, alterando a circulação da atmosfera e, por consequência, trazendo o frio tardio.
Mas também há o enfraquecimento de um vórtice estratosférico polar que fará com que as correntes de jato polar façam curvas em torno do Hemisfério Sul, o que dá chance para frentes frias e ciclones extratropicais.
Chance de neve:
A neve está prevista para o dia 1° de novembro nas cidades de Bom Jesus e Vacaria, no Rio Grande do Sul, e Urupema, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Mas ela só se forma, segundo Fabiene, se houver uma conjunção de fenômenos.
Para os dias 2 e 3 de novembro, a previsão é de geada na Campanha, Fronteira Oeste, Serra e Região Central do Estado, além do Planalto, Região Central e Norte de Santa Catarina.
Mais lidas da semana