Granizo destelha residências e causa estragos em ao menos 12 municípios do RS
Uma das cidades mais atingidas foi Muçum, no Vale do Taquari, onde quase 700 famílias tiveram as residências danificadas.
24/08/2023
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais
A chuva de granizo registrada entre a tarde e a noite de quarta-feira, dia 23, causou prejuízos em pelo menos 12 municípios do Rio Grande do Sul. Na manhã desta quinta, dia 24, a Defesa Civil estadual trabalhava junto às prefeituras para contabilizar os estragos.
Os problemas foram reportados nas seguintes regiões: serra gaúcha, Sul, Vale do Caí e Vale do Taquari.
Um dos municípios mais atingidos foi Muçum, no Vale do Taquari. Estima-se que quase 700 famílias tenham tido as casas destelhadas, o que, segundo a prefeitura, representa quase metade da população de 4,6 mil habitantes.
Os problemas se estenderam por todas as regiões da cidade. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Rodolfo Pavi, o número deve ser ainda maior, já que ainda há moradores de localidades do interior que ainda não reportaram danos.
Ao longo do dia, o órgão deve seguir realizando a distribuição de lonas. Até o momento, não houve necessidade de oferecer abrigo, já que a maioria dos atingidos se dirigiu para casas de familiares.
Neste momento, há famílias que necessitam principalmente de móveis e eletrodomésticos que molharam ou estragaram durante a chuva. As doações podem ser feitas no parque de máquinas do município ou pelos telefones (51) 3755-1064 e (51) 99739-5784, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
— É um transtorno imensurável. Chegar na casa das pessoas e ver que perderam coisas que elas lutaram para ter, a preocupação e a ansiedade delas, é tudo muito triste — lamenta Pavi.
Outros municípios também tiveram residências danificadas. Em Encantado, há relatos de ao menos cem imóveis atingidos. A Defesa Civil municipal está realizando a entrega de lonas.
Já em Mostardas, foram contabilizados danos em ao menos 160 edificações, incluindo casas e prédios. Em São José do Norte, são cerca de 20 residências afetadas na localidade de Tesoureiro, com lonas já distribuídas. Na mesma localidade, um homem de 60 anos foi atingido na cabeça pela queda de um granizo. Segundo a Defesa Civil, o ferimento foi leve e não houve necessidade de atendimento.
Em São Sebastião do Caí, foram registradas apenas duas ocorrências de destelhamentos. Há danos registrados também em Harmonia, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Cotiporã, Nova Pádua, Pinto Bandeira e Cambará do Sul.
GaúchaZH