Investigação da Operação Schmützige Hände pode voltar à primeira instância, em Teutônia
Procuradoria não vê, até o momento, envolvimento de prefeito de Teutônia. Como o tucano tem foro privilegiado, o processo tinha sido encaminhado para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
22/05/2018
Por Clic Paverama
Em Política
Em nota divulgada à imprensa na tarde desta segunda-feira (21), a administração municipal de Teutônia informou que, no último dia 19, o promotor de Justiça e coordenador substituto da Procuradoria dos Prefeitos, Keller Dornelles Clós, declinou de competência para processar o prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB) no Tribunal de Justiça (TJ-RS) no âmbito da Operação Schmützige Hände (Mãos Sujas, em alemão). A operação foi deflagrada pelo Ministério Público Estadual no fim de março.
Clós considerou que, até o momento, não foi identificada a participação do gestor público. O procurador ampara a sua decisão em falas de testemunhas e em conversas interceptadas e extraídas dos celulares dos suspeitos de envolvimento no desvio de recursos públicos da administração municipal.
O entendimento consta em parecer emitido nos autos de uma medida medida cautelar. Dessa forma, o processo segue para a análise do desembargador-relator do caso no TJ-RS, Aristides Pedroso Albuquerque Neto. Caso concorde com o entendimento da Procuradoria dos Prefeitos, a investigação deve voltar à primeira instância, na Comarca de Teutônia.
De acordo com a nota oficial, “o prefeito de Teutônia reafirma, mais uma vez, o compromisso em prestar todos os esclarecimentos para o Poder Judiciário, para rápida elucidação dos fatos e reforça a confiança no processamento e julgamento dos fatos na medida em que a verdade vem à tona”.
Relembre o caso:
A operação do Ministério Público foi deflagrada no dia 28 de março para apurar suspeitas de fraudes em contratos e licitações do município. Quatro pessoas foram presas, sendo que três seguem detidas no Presídio Estadual de Lajeado: Alexandre Peters, ex-secretário de Saúde de Teutônia e chefe de Gabinete, o ex-prefeito e pai do atual mandatário do Poder Executivo, Ricardo Brönstrup, e o chefe do setor de compras da prefeitura, Caciano Krahl. O ex-procurador-geral da prefeitura de Teutônia, Gustavo Fregapani, conseguiu liberdade em habeas corpus.
NR/TS/ Grupo Independente