Justiça condena prefeito de Paverama por prevaricação; Da decisão cabe recurso

12/09/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

A 4ª Câmara do Tribunal de Justiça do Estado considerou o prefeito, Vanderlei Markus (MDB), culpado pelos crimes de prevaricação e subtração de documento público. O julgamento ocorreu na manhã de ontem em Porto Alegre.

A Justiça decidiu pela perda do mandato, bem como à pena de dois anos e dez meses de prisão em regime aberto, cinco meses de detenção e multa. O apoiador político de Markus, Roni Vieira Sarmento, foi condenado à pena de dois anos e seis meses de prisão em regime aberto, cinco meses de detenção e multa. Conforme o advogado de Markus, Fabiano Barreto, a ação ainda cabe recurso.

O ex-secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente da cidade, Sinésio Pletsch, e o fiscal municipal Júlio César Bruxel foram condenados a dois anos e meio de reclusão em regime aberto.

Os crimes teriam ocorrido entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014 e se tratam de um suposto favorecimento a uma agroindústria. Para a acusação, Markus agiu em favor do empresário, que também seria um aliado político. O prefeito, afirma o Ministério Público, teria evitado fiscalização sanitária ao estabelecimento que fica na localidade de Boa Esperança.