Miguel Flach: um professor, um "sonhador esforçado"

O professor paveramense conseguiu publicar 5 artigos no maior grupo de comunicação do sul do país. Confira a entrevista que o Clic Paverama fez com Miguel Ângelo Flach.

02/01/2018

Por Clic Paverama
Em Paverama

O professor paveramense Miguel Ângelo Flach, 35 anos, vem se destacando pelos seus artigos de opinião publicados na Zero Hora (impressa) e no site GaúchaZH, do maior veículo de comunicação do Sul do País, o Grupo RBS. Até o momento, foram cinco artigos, todos enfatizando o cenário complexo da política de nosso país.

O espaço no qual estão sendo publicadas as colunas, é o mesmo que nomes como Michel Temer publicam artigos. Pela grandeza do feito, o Clic Paverama entrou em contato e bateu um papo com Miguel Ângelo Flach sobre os artigos, sua vida pessoal e profissional. Confira abaixo!

Quem é Miguel Ângelo Flach? 

Em relação à formação acadêmica, tenho Licenciatura em Filosofia (concluída no ano 2007), Bacharelado em Filosofia (2008) e Mestrado em Filosofia (2012), formação construída na UNISINOS. Atualmente, sou Professor no Colégio Teutônia. Eu sou um entre outros muitos professores dedicados que existem em nossa querida Paverama. Minha jornada NÃO é melhor que a de ninguém, não, é diferente apenas, e cada jornada, de cada pessoa é única. Com franqueza, eu diria que sou um sonhador esforçado que gosta de trabalhar com pesquisa e, para além do trabalho de sala de aula, vive seus projetos e objetivos.

Como surgiu a oportunidade de escrever para o Grupo RBS?

Esta oportunidade surgiu de um sonho para o qual eu despertei no final do ano 2015, o sonho de começar a escrever e ser lido por muitas pessoas. Naquela época, pensei, "mas, o que escrever? Em que lugar eu poderia publicar?". Bom, à época (e desde as eleições/2014) se intensificava um acirramento da polarização política PSDB x PT no cenário político do país. A meu ver, aquele cenário não demandava, e assim continua, discursos de peito inflado, com dedo em riste e crítica pela crítica. Desde março/2014, a Operação Lava-Jato escancarou o que imaginávamos: o Estado brasileiro corrompido. Neste contexto, não tenho propriamente um "compromisso" com posicionamentos "de Direita" ou "de Esquerda". Tenho, sim, um compromisso com a lucidez, com a prudência e com um olhar crítico, mas propositivo, edificante. "Este momento nebuloso na História requer lucidez, prudência e olhar crítico, eles podem ser excelentes remédios!", pensei. Então, desde o final do ano 2015, fui amadurecendo a ideia e, em março/2016, escrevi o primeiro artigo, que, para minha alegria, foi muito bem recebido pelo Editorial de Zero Hora e publicado em 23 de março de 2016.

Quantos artigos foram publicados na Zero Hora/GaúchaZH? E quais os temas que você abordou?

Foram cinco Artigos de Opinião em Zero Hora/GaúchaZH, e neles, em geral, abordei o tema da política. Mas, há um artigo que enviei ao Portal Sul21, ainda não tão conhecido pelo grande público, intitulado "A violência, o Estado e nós". Nesse artigo, que está disponível para livre acesso na internet, escrevi sobre nós, sociedade, em relação à violência urbana, o Estado e os Direitos Humanos. Acho ele um dos meus textos mais interessantes por considerar ter dado um tratamento ponderado a questão.

Você costuma escrever mais artigos?

Sim, também escrevo Artigos Científicos. Eles têm uma natureza e público-alvo diferentes; são produção científica voltada, principalmente, à colegas professores, pesquisadores e estudantes de graduação na disciplina de História e Filosofia das Ciências. Em relação à estes trabalhos, os mais recentes são: "Desenvolvimentos técnicos, “técnica” e status da “Mecânica” no contexto histórico de emergência da explicação mecanista na Ciência dos séc. XII-XV" (publicado nos anais do 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, em novembro/2016), e ainda; "Lakatos como um crítico de Popper", este último artigo, resultado de 1 ano e 3 meses de muito trabalho (em muitos finais de semana, diga-se de passagem), foi publicado na forma de um longo capítulo de livro no ano 2017.

Links dos artigos:

1º Artigo na ZH (23/03/2016):

https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2016/03/miguel-angelo-flach-justica-futebolizacao-da-politica-e-prudencia-5206471.html

2º Artigo na ZH (17/12/2016):

https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2016/12/miguel-angelo-flach-a-miseria-da-politicalha-8784351.html

3º Artigo na ZH (30/03/2017):

https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2017/03/miguel-angelo-flach-o-estado-corrupto-e-nos-9759643.html

4º Artigo na ZH (22/10/2017):

https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2017/10/professor-trata-da-capacidade-de-indignacao-no-pais-cj939276j09ee01mqh1uj71d4.html

5º Artigo na ZH (11/12/2017):

https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2017/12/sentimento-anticorrupcao-um-consenso-irrevogavel-destaca-professor-cjb1cbdop0a7501mk6csik1la.html

Clic Paverama