Obra em regime de mutirão dá exemplo de trabalho em comunidade

1057 voluntários concluíram em 67 dias a obra do Templo das Testemunhas de Jeová, em Paverama.

03/11/2018

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama

Quem passou pela Rua Carlos Nicolau Lauert Dupont nos últimos meses já prestou atenção na obra em regime de mutirão que envolveu diversas pessoas, entre homens e mulheres, do servente de pedreiro ao engenheiro, todos voluntários, que trabalharam em forma de mutirão para construir o novo Salão do Reino das Testemunhas de Jeová.

As Testemunhas de Jeová são mundialmente conhecidas pela propagação de casa em casa, mas com estas obras em mutirão elas mostram um sentido de comunidade que vale a pena ser aplicado em vários setores da comunidade.

A reportagem do portal Clic Paverama, o Clic do Vale! esteve no local para conhecer as novas instalações que foram concluídas no dia 21 de outubro quando foi realizada a 1ª reunião no novo templo. Em 67 dias de obra, com 50 dias úteis de trabalho, 1057 pessoas trabalharam no local de forma voluntária para concluir o empreendimento que tem 110 metros².

(1057 voluntários trabalharam no local durante o período da obra.)

Toda, absolutamente toda a mão de obra foi voluntária, assim como o material de construção, que foi doado pelas congregações de diversas cidades do Brasil, o que faltou, foi comprado pela sede das Testemunhas de Jeová no Brasil, que fica em Cesário Lange, SP, e enviado ao local da obra.

Os voluntários foram divididos em equipes, desde telhado à parte elétrica. Alguns deles não trabalham nestas áreas no seu dia a dia, mas se qualificaram para poder participar dos mutirões.

Um desses voluntários é Márcio Amaral, que trabalha no Controle de Qualidade da Água na Prefeitura de Paverama. Amaral apoiou fazendo reboco e outros serviços em alguns finais de semana. Em outros projetos já trabalhou na parte elétrica e hidráulica dos prédios em construção.

“É um trabalho diferente, algo que não estamos acostumados a fazer, mas independente do serviço que seja, carregando um carrinho de massa ou fazendo algo mais técnico, nosso objetivo é agradar a Jeová, isso é o que nos dá satisfação. Também pensar nos benefícios que a comunidade terá com um local para aprender sobre a Bíblia nos deixa muito felizes” ressaltou Amaral.

A construção que foi concluída em Paverama utiliza um modelo de mutirão aplicado em todo o mundo, que conta com o auxílio de um grupo especializado que viaja de cidade em cidade, auxiliando as congregações locais.

A obra iniciou no dia 13 de agosto e foi concluída no dia 21 de outubro. Todas as normas técnicas e de segurança foram seguidas no local e a organização impressionou a comunidade paveramense, mesmo não sendo profissionais e sim voluntários.

A construção obedece toda a legislação e dá exemplo ambiental e de acessibilidade. O templo erguido em Paverama é um dos seis projetos que são utilizados no Brasil, a escolha passou pelo tipo de terreno e do código de posturas local.

Michael Lima e Alexandre Fontes foram os responsáveis por receber a nossa reportagem no local. Além da organização chama muito a atenção, a preocupação dos fieis com a acessibilidade, comodidade e segurança dos frequentadores do templo.

Obra envolveu voluntários de diversos estados.

“Colaboradores dos estados do Amazonas, Maranhão, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e diversas cidades do Rio Grande do Sul estiveram participando da obra, todos de forma voluntária, que cobriram todas as suas despesas durante a estada na cidade” destacou Fontes.

Em um quadro na parede dos fundos do templo estava destacada a próxima meta da equipe que construiu o templo paveramense: A construção de um novo Salão do Reino para as Testemunhas de Jeová da Congregação Norte de Santa Cruz do Sul.

Em Paverama a congregação tem reuniões duas vezes por semana, às quintas-feiras, às 19h30 e domingos às 18h. Vale ressaltar que uma vez por mês é realizado reuniões em alemão (Hunsrik).

Passo a passo da obra:

Clic Paverama | Clic do Vale