Parabéns Paverama!!!
No dia em que Paverama completa seus 29 anos, o Clic Paverama parabeniza o município, e contempla seus leitores com um material histórico, para quem realmente quer conhecer mais dessa aconchegante cidade. Confira!
Por Clic Paverama
Em Paverama
No dia em que Paverama completa seus 29 anos, o Clic Paverama parabeniza o município, e contempla seus leitores com um material histórico, para quem realmente quer conhecer mais dessa aconchegante cidade. Confira!
Paverama, 29 anos:
Localizada na região do Vale do Taquari, foi desmembrado no município de Taquari. Sua economia atual é constituída na agricultura, pelo cultivo de acácia, eucaliptos, gado de leite, suinocultura e avicultura. A indústria no município é composta por frigorifico, laticínio, fábrica de equipamentos industriais, fundição de metais e serralherias, atelies de calçados e futura indústria de bebidas.
A origem da denominação Paverama provém dos vocábulos indígenas Pave-de todos e Retame-rama, terra pátria, "a terra de todos". Talvez o significado PAVERAMA seja "Terra de Todos". Foi aproximadamente em 1855 que duas etnias diferentes, a açoriana, partindo de Taquari, e a alemã, vinda de São Leopoldo, encontraram-se em pleno coração florestal do atual Munícipio de Paverama.
Os pioneiros açorianos estabeleceram-se ao lado sul da estrada principal de Paverama, antigo Travessão Moraes, ao passo que os primeiros colonizadores germânicos localizaram-se ao lado norte dessa mesma estrada que dividia a dita localidade a partir de Posses e Fazenda São José, até Morro Azul.
Em 1912 o município passou a contar com uma ferraria, dois curtumes, uma selaria, duas sapatarias, uma cervejaria, um médico, três serrarias a vapor,três serrarias a água, várias atafonas, duas olarias, um açougue, duas carpintarias, duas marcenarias, uma pedreira, uma farmácia e doze casas comerciais. Paverama teve seu desenvolvimento com o fruto do trabalho comum de seu povo.
Com o passar dos anos, foram-se somando a estrutura existente, sucessivos acontecimentos, que serviam como fator de estímulo para a edificação deste, que se tornaria futuro município deste Rio Grande do Sul.
É a cidade natal de Gabriela Markus, Miss Brasil 2012, ela representou o Brasil no Miss Universo e ficou com a quinta colocação.
Fatos marcantes:
- Em 1921 chegou à Paverama o 1º automóvel;
- Em 1929 foi fundada a Caixa Rural de Paverama;
- Em 19 de dezembro de 1937, foi inaugurado o Hospital São João .
- Em 1945 chegavam a Paverama as irmãs da congregação "Franciscanas de Nossa Senhora";
- Em 21 de outubro de 1947 foi inaugurada a primeira linha regular de ônibus para a localidade;
- Em 1958 Paverama passa a ser 2º Distrito de Taquari em virtude da emancipação de Bom Retiro do Sul (apesar de oficialmente ser considerada a data de 9 de junho de 1960);
- Em 16 de novembro de 1961 foi iniciado o fornecimento de energia elétrica através da CEEE;
- Em 25 de fevereiro de 1962 foi fundado o sindicato dos trabalhadores rurais;
- Em setembro de 1986 foi fundado o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Paverama - CONCOPA.
- Em 1959 Paverama realiza plebiscito, quando da emancipação de Bom Retiro do Sul. No plebiscito saiu vitorioso o "SIM" porém, por motivos de ordem política, Paverama voltou a pertencer a Taquari.
- Em 1987 concretizou-se a ideia de emancipação, com a realizacão da consulta plebiscitária em 20 de dezembro de 1987.
- Através da Lei Estadual n. 8560 de 13 de abril de 1988, é criado o Município de Paverama.
- Em 2016, foi anunciado que o município sediará a nova planta industrial da Bebidas Fruki.
Primeira Presença do Homem:
Muito antes da colonização as terras do hoje Município de Paverama, foram marcadas pela presença primitiva dos indígenas que, supõe-se, eram os mesmos que habitavam as margens do Rio Taquari, os índios Patos, e que foram, aos poucos embrenhando-se pelo interior, onde deixaram vestígios de sua passagem. Há em Morro Bonito uma gruta com curiosos e numerosos desenhos gravados em disposição sistemática nas lajes duras de arenito, dando impressão de um mapa de aldeamento primitivo, bem como foram achados restos de cerâmica de utensílios indígenas e uma machadinha de pedra.
O início da colonização, ou ocupação pelo homem branco, deu-se ao final do século XVIII com a chegada dos açorianos, oriundos de Taquari, que foram aos poucos tomando posse de lotes no lado Sul do antigo Travessão Morais. Pesquisas revelam que por volta do ano de 1817 haviam terras escrituradas em nome de Joaquim de Souza Pereira.
Os alemães chegaram mais tarde, entre os anos de 1860 a 1875, oriundos de São Leopoldo, fixando-se no lado norte, onde hoje são as localidades de Santa Manoela e Morro Azul.
Assim divididos, os dois grupos trabalharam, prosperaram e desenvolveram-se, vivendo até os dias atuais em perfeita harmonia, formando uma só comunidade.
Origem:
Paverama originou-se de terrenos ao norte do Morro Bonito, denominado originariamente de Matos Realengo. Recebeu o nome de Arroio Grande após o ano de 1892.
Em 1892 Paverama ainda era conhecida pelo nome de Picada São Miguel na Colônia particular de Morro Bonito, pertencendo a Miguel Luiz da Silva.
A denominação Paverama tem origem indígena e significa “a terra de todos” (pave - de todos; retame - rama) terra da paz.
Datas
1. Criação de Vila:
Foi elevado a categoria de vila com o nome de Arroio Grande, pelo Decreto Nº 7.199, de 31/03/1938, modificado logo depois pelo Decreto Nº 7.589, de 29/11/38, dando-lhe o nome de Vila Concórdia. Recebeu o nome de Paverama pelo Decreto Nº 720, de 29/12/44.
2. Criação do Município:
Em 13 de abril de 1988 tornou-se Município pela Lei Estadual Nº 8.560, depois do plebiscito de 20/12/87 quando prevaleceu o SIM em favor da Emancipação Política.
3. Município Mãe:
Paverama originou-se do Município de Taquari, que é um dos mais antigos do Estado, fundado no ano de 1764, às margens do rio que lhe empresta o nome, quando 14 casais açorianos lá chegaram para dar início à povoação e colonização.
Clic Paverama