Paverama prepara ações para o Dia do Desafio
O município está preparando diversas atividades para a sua 8ª participação no Dia do Desafio. Evento ocorrerá na quarta-feira, dia 31.
Por Clic Paverama
Em Paverama
A 23ª edição do Dia do Desafio será realizada em Paverama, no dia 31 de maio, tradicionalmente numa quarta-feira. Este ano o município compete com Machetá, localizado na província Almeidas, departamento da Cundinamarca, na Colômbia. Na última edição Paverama competiu com o município paranaense de Nova América da Colina, onde foi derrotada. Esta é a 8ª participação do município no Dia do Desafio.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura através do Departamento de Esportes coordena o evento. Segundo Anderson Nierich, Coordenador de Esportes, uma série de ações e parceiros já estão sendo articulados. “Estamos reunindo vários parceiros como empresas, instituições de ensino, academias e todas as secretarias municipais para participarem do evento”, adiantou.
Mobilização:
Ainda de acordo com a Coordenadoria de Esportes de Paverama o objetivo do evento é mobilizar a população a realizar atividade física por no mínimo 15 minutos, porém as pessoas precisam registrar suas participações. Interessados podem confirmar as inscrições pelos telefones (51) 3761-1044, (51) 3761-1515 ou no perfil do Facebook: Dia do Desafio Paverama.
Atividade física:
Segundo o Departamento de Esportes, qualquer atividade física é válida, pode ser caminhada, ciclismo, corrida, futebol, basquete, vôlei, exercícios em empresas, gincanas, brincadeiras, dança, práticas corporais, entre outras.
Histórico:
Realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio com início às 00h, o Dia do Desafio tenta driblar a inatividade propondo que a cidade mobilize o maior percentual de sua população para realizar no mínimo 15 minutos de atividade física.
O “Dia do Desafio” é realizado no Brasil desde 1995. Trata-se de um evento que tem o aval da Unesco e é organizado pelo Sesc em parceria com as prefeituras. Sua origem, porém, se deu em 1983, no Canadá.
Conta-se que quando a temperatura chegava a 20 graus negativos, o prefeito de uma pequena cidade sugeria que os moradores saíssem de casa e caminhassem durante quinze minutos ao redor do quarteirão mais próximo, como forma de exercitar o corpo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com as cidades vizinhas, com data e horário marcado, desde então vem crescendo a cada ano.
Participação de Paverama:
Em Paverama foi realizado pela primeira vez no ano de 2006 e atraiu 1827 pessoas. O município ficou um período de 6 anos sem participação retomando em 2012, com 2045 participantes. Em 2013 mobilizou 2595 munícipes. Sendo em 2014 a maior participação, foram 3645 pessoas. Em 2015, 2460 e 2016, 2460 pessoas.
Contabilização:
Vale qualquer tipo de atividade, desportiva ou assistencial como caminhar, dançar, plantar árvores, nadar, jogar bola, entre outras. A intenção é sensibilizar as pessoas e incluir a prática de exercícios em sua agenda diária e aproximar cidade e cidadãos, numa troca de elementos que compõem as culturas locais, mostrando as diferenças e as igualdades ao ressaltar as realidades, praticar cidadania, estimular serviço voluntário na busca do mesmo propósito, a Vitória.
Sobre Machetá:
Machetá, cidade que vai competir com Paverama este ano está localizado na província Almeidas, departamento da Cundinamarca. Tem população de 6.316 mil habitantes e fica localizada em uma área de 229,4 km².
AI Paverama