Cerveja artesanal produzida em Paverama é destaque em concurso estadual
A cerveja de produção do paveramense Victor Scheibe, do estilo American Pale Ale foi premiada na categoria American, com medalha de Ouro e foi agraciada como a terceira melhor cerveja do concurso, às Best Of Show
17/11/2017
Por Clic Paverama
Em Paverama
A Associação dos Cervejeiros Artesanais do Rio Grande do Sul – Acerva Gaúcha realiza anualmente o Concurso Estadual, onde são premiados os destaques da cerveja artesanal do estado.
Em 29 estilos de cervejas classificados em 6 categorias de premiação, uma das destacadas é produzida em Paverama, por Victor Scheibe. O paveramense conta que esse é apenas um hobby, as cervejas não tem marca e sem pretensões comerciais. O equipamento e a produção da cerveja está todo ele em Paverama, na casa de seus pais, na Cidade Baixa. Scheibe trabalha e reside em Porto Alegre.
Conforme foi conhecendo mais sobre cerveja artesanal, o Paveramense foi se aperfeiçoando e em 2016 se tornou sócio/integrante da Acerva Gaúcha, na Capital do Estado.
Esta é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade congregar e integrar as pessoas que produzem cerveja de forma artesanal, como hobby, divulgando a cultura cervejeira através de reuniões, cursos, seminários, palestras, exposições, publicações e outras atividades.
“Na 1ª e 3ª Terça-feira de cada mês, temos nossos encontros fechados. Uma oportunidade para trocar ideias, degustar cervejas dos associados e ter um feedback de sua cerveja. Uma dica para quem já está ou pensa em entrar nesse mundo homebrew é que se associem nas acervas de sua região, é muito importante para a evolução da sua cerveja” disse.
Foi através das reuniões da ACERVA que Scheibe ficou sabendo sobre o Concurso Estadual. Neste tipo de concurso os associados enviam amostras das suas cervejas para avaliações de profissionais renomados.
“Neste concurso enviei amostras em duas categorias: American e IPA's, cervejas da escola Americana, minhas preferidas. Na categoria American participei com uma American Pale Ale - 18B que levou a medalha de Ouro e na categoria IPA's participei com uma American IPA – 21A” destacou.
Mostrando muita humildade, Victor Scheibe salienta que este tipo de concurso é uma forma de avaliar o seu “hobby”, de ter um feedback de como vão as coisas relativas a produção de cerveja. “É claro que ganhar medalha é bom, e ter uma cerveja boa, reconhecida e premiada dentro do seu Estado é gratificante. Isso é saber que você está fazendo a coisa certa, mas o mais importante deste tipo de concurso, é a avaliação que se tem da cerveja, pois ela é avaliada por juízes certificados, muito qualificados e que conhecem muito” salientou.
Sobre a premiação:
O concurso premia com medalhas as três melhores cervejas de cada categoria, em ordem de primeiro, segundo e terceiro colocado e também as três melhores cervejas do concurso, as Best Of Show - BOS, com um troféu em ordem de primeiro, segundo e terceiro colocado.
A cerveja de produção paveramense do estilo American Pale Ale foi premiada na categoria American, com medalha de Ouro e foi agraciada como a terceira melhor cerveja do concurso, às Best Of Show.
Desde quando se interessou/produz cerveja artesanal?
Comecei a fazer cerveja no final do ano de 2014, motivado pelo amigo Joel Souza, que alguns anos antes havia dado uma ceva de sua própria produção para eu provar, então a partir desse momento, comecei a pesquisar e estudar muito sobre o assunto.
Inicialmente, começamos eu, minha irmã Vanessa Scheibe e meu cunhado Diego Aguiar. Compramos então um Kit simples de equipamentos necessários e começamos a fazer as primeiras levas.
Em junho de 2015 considerando que meu equipamento estava meio limitado e principalmente para facilitar as brassagens, resolvi construir o meu próprio equipamento e automatizar um pouco os processos. O amigo Joel Ludwig que manja muito de eletrônica contribuiu com várias dicas.
O equipamento é um sistema RIMS, com recirculação continua do mosto, resistências de Inox e controlador PID para ajustar a intensidade da resistência da panela de mistura e minibomba 12V atóxica para recirculação do mosto.
“Quem quiser provar é so chegar lá em casa, estou sempre com 2 barril de algum estilo de ceva engatado nas torneiras” finalizou Victor Sheibe.
Clic Paverama