Prepare o casaco: Frente fria derruba a temperatura em todo o RS

MetSul alerta para a chega de frente fria que derruba a temperatura em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira.

30/03/2022

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

A temperatura cai com o avanço de uma frente fria que precede uma massa de ar frio de maior intensidade. A frente fria vai trazer chuva generalizada e alto risco de temporais.

A mudança do tempo já começa no final desta terça-feira com chuva e raios em pontos do Oeste e do Sul gaúcho, mas o dia será de sol no território gaúcho com calor pela condição pré-frontal que induz o ingresso de ar quente horas antes da chegada da frente.

As máximas passam dos 30ºC na tarde desta terça em diversas regiões gaúchas. A queda será de mais de 20ºC em muitas partes do Estado, onde a mínima nesta quarta-feira fica abaixo de 10ºC. Em Paverama, a quarta terá mínima de 8ºC.

A frente fria vai avançar com grande velocidade pelo Sul do Brasil e mudará o tempo no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná ao longo do dia. Terá ar quente em sua dianteira, favorecendo a formação de nuvens carregadas.

A chuva em várias cidades será localmente forte a intensa na chegada da frente com chance de acumular elevados volumes em curto período. Grande parte da quarta-feira será chuvosa em Porto Alegre e no interior com a instabilidade perdurando em muitas áreas até a noite.

Na noite da quarta haverá vários pontos com chuva ou garoa, rajadas de vento e frio. No Oeste e no Sul gaúcho, a instabilidade cessa no final da quarta.

ALTO RISCO DE TEMPORAIS:

É alto o risco de temporais no deslocamento da frente fria pelo Sul do Brasil. Fortes a intensas áreas de instabilidade devem se formar entre o final desta terça e as primeiras horas da quarta-feira no Oeste e no Sul gaúcho.

Estas áreas de instabilidade, então, vão avançar muito rapidamente para as demais regiões gaúchas entre a madrugada e o período da manhã. No decorrer do dia, atingem Santa Catarina e o Paraná.

Todas as regiões do Rio Grande do Sul têm risco de temporais na chegada da frente fria, mas a área do Estado em que o potencial para tempestades será maior é a Metade Oeste.

Já o período de maior perigo de tempo severo no território gaúcho será entre a madrugada e a manhã desta quarta, podendo ter início no Oeste e no Sul quase no final do dia de hoje.

Antecipa-se a probabilidade de granizo localizado e de alguns vendavais. O deslocamento muito rápido da frente e o fato de preceder uma massa de ar frio de maior intensidade acentuam o risco de vento forte.

O potencial para vendavais fortes será alto, dentre outras regiões, na Metade Oeste gaúcha com rajadas perto ou acima de 100 km/h em pontos isolados.

O tempo melhora no Rio Grande do Sul na quinta-feira à medida que a massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica passa a dominar o território gaúcho.

O sol retorna para todas as regiões e predomina no Estado, embora sejam esperadas nuvens ainda durante o dia, especialmente entre a madrugada e o começo da tarde.

No final da quinta, a tendência é de muitas áreas estarem com céu claro, antecipando uma madrugada de sexta com tempo aberto e muito frio, então: prepare o casaco.

MetSul