Produtor paveramense colhe 100 kg de morango por semana
Ex-motoboy se dedica à 4 anos a agricultura e vem “colhendo frutos” do seu trabalho.
22/12/2017
Por Clic Paverama
Em Agricultura e Meio Ambiente
Você já se imaginou sair da rotina de motoboy direto para a agricultura familiar? É o caso do produtor rural Geziel Felipe Ricaldi Bullé, de 34 anos, morador do Morro dos Belos, em Paverama.
À 4 anos ele largou a moto que trabalhava para pegar no cabo da enxada e se dedicar a produção agrícola. Conhecido por vender suas verduras e hortaliças no município, principalmente na Feira do Produtor Rural e para a merenda escolar, Bullé começou a chamar a atenção por uma fruta diferente, o morango.
Em 1 hectar e meio de terras na localidade de Morro dos Belos, o paveramense conta que sempre gostou de ter sua horta em casa, quando sua produção começou a crescer e ele e sua família não conseguiram mais consumir tudo, para evitar o desperdício ele resolveu oferecer para um estabelecimento comercial da cidade que comprou toda sua pequena produção. Dali em diante Geziel teve a sacada de que isso seria um ótimo negócio.
A partir dali ele começou a preparar suas áreas de terras, cortando os eucaliptos e no local passou a plantar verduras e hortaliças diversas. Segundo ele, hoje sua produção se destina a venda direta para o consumidor. “Aproximadamente 20% dos meus produtos eu vendo para o comércio, o restante é para a merenda escolar e os clientes que compram na Feira do Produtor Rural” disse.
A cerca de dois anos o agricultor passou a produzir morangos, influenciado pela EMATER de Paverama, para diversificar sua plantação. Desde o início a produção de morangos estava gerando cerca de 30 kg por semana, mas com orientação de produtores experientes da cidade de Feliz, a família conseguiu aumentar sua colheita semanal para 100 kg de morangos. “Hoje toda essa produção fica dentro de Paverama” disse. Atualmente a família Bullé tem 5 mil mudas de morangos das variedades Albion e San Andreas, que são oriundas da Argentina. O projeto é expandir para 2018 plantando mais 7 mil mudas, em uma área de terras já terraplanada.
“Meu objetivo é fazer com que todo o morango consumido na cidade saia aqui da nossa produção, que seja oriundo do município” destaca o produtor.
Outro ponto que chama a atenção é a organização do local, totalmente limpo sem sobras e sujeiras. “Eu costumo deixar as coisas organizadas sempre, tenhos meus porcos, que eu consigo dar a eles os alimentos que sobram da produção e evito o desperdício” destacou. “Eu gostaria que as pessoas frequentassem mais a Feira do Produtor Rural, é o local que eu e outros produtores conseguimos expor nossos produtos. Cabe salientar que é tudo “de casa”, sem agrotóxicos e por vezes mais barato que comprar direto nos mercados”.
A área já recebeu a visita de alunos das escolas municipais que foram conhecer a forma de trabalho da família. Quanto ao futuro, Geziel já pensa em diversificar com alguns projetos inovadores na região na área da agricultura familiar. Abaixo confira algumas imagens da propriedade da Família Bullé.
As mudas são desenvolvidas na própria localidade.
Alface, um dos "produtos" mais procurados na feira do produtor.
Neste espaço foi onde a família iniciou a produção.
Clic Paverama
Mais lidas da semana