Rodeio crioulo enaltece a tradição campeira
Mais de 70 cidades estiveram representadas em um dos principais eventos de tiro de laço do estado.
08/05/2018
Por Clic Paverama
Em Paverama
Encerrou nesse domingo, 6, a sexta edição do Rodeio Crioulo Estadual de Paverama. Cerca de 15 mil pessoas visitaram o Parque Arno Markus, nos quatro dias de programação. As provas tiveram a participação de centenas de competidores. Comitivas de entidades tradicionalistas de mais de 70 municípios gaúchos integraram as atividades.
Área de recreação para as crianças, praça de alimentação, estandes comerciais e seis shows musicais fizeram parte das atrações.
O acampamento montado de quinta-feira a domingo contou com a presença de quase 1,5 mil pessoas. A pista de rodeio teve mais de dez modalidades de tiro de laço, disputadas por 148 equipes e 313 duplas. Cerca de 120 laçadores foram premiados, com mais de R$ 16 mil.
O patrão do Piquete Arno Markus, Vanderlei Kuhn (Kucha), destaca que o rodeio de Paverama é, pelo quarto ano seguido, o maior evento do tipo na 24ª Região Tradicionalista do RS. Segundo ele, trata-se de um dos melhores eventos de tradição campeira do estado. “O rodeio engrandece o movimento tradicionalista, que é o que a gente precisa tanto”, ressalta.“Isso mostra que o nosso rodeio é muito importante, pois proporciona confraternização e integração entre as famílias e as entidades participantes”, afirma Kuhn.
Nesta edição, ele ressalta a qualidade da organização, que conseguiu encerrar as atividades mais cedo do que no ano passado, mesmo com maior número de participantes.
O proprietário do piquete, Vilmar Markus, destaca que, a cada ano, o rodeio ganha mais importância no cenário estadual. Segundo ele, o sucesso da edição é resultado do empenho dos integrantes da entidade, colaboradores e voluntários, que formam uma “equipe fantástica”.
Os preparativos para o próximo ano já começaram, com tratativas avançadas para garantir a presença de atrações do cenário da música tradicionalista, como Porca Véia e Tchê Chaleira.
“Cada vez maior”
O Piquete Aporreados do Sovéu, de Westfália, esteve entre as centenas de entidades tradicionalistas acampadas no evento. Conforme a patroa Kelly Pavi, cerca de 30 integrantes fizeram parte da comitiva. “O rodeio de Paverama está ficando cada vez maior, com visibilidade não só nos municípios da região, como de fora”, destaca.
De Boqueirão do Leão, Nelson Carvalho é um dos cinco integrantes do CTG Vinte de Setembro que competiram no evento. Segundo ele, as apresentações dos grupos de fandango são as atrações que mais animam o público. “Na semana passada, fizemos um rodeio em nosso município, e o pessoal de Paverama compareceu. Agora estamos pagando a visita”, relata.
Edegar Eberhardt, 83, de Paverama, prestigia o evento com a família desde a primeira edição. Ele afirma que há uma grande expectativa no município ao longo do ano para a realização do evento, que proporciona integração familiar, lazer, gastronomia e tradicionalismo. “É uma diversão muito boa.”
Alexandre Miorin/Jornal A Hora