RS voltará a ter dias mais chuvosos a partir do próximo final de semana, aponta MetSul
Chuva será generalizada, mas não na magnitude do que ocorreu em maio.
10/06/2024
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais
A chuva vai retornar ao Rio Grande do Sul de forma mais generalizada a partir do próximo fim de semana, mas o cenário de precipitação que se esboça pelos dados de hoje é diferente daquele que se viu no fim de abril e no começo de maio, quando volumes absurdamente altos levaram a enchentes com gravidade jamais vista. As informações são da meteorologista Estael Sias, da MetSul.
Felizmente, o retorno da chuva com maior frequência que se projeta para a segunda metade deste mês ocorre na sequência de uma primeira quinzena de junho marcada por pouca chuva em quase todo o Rio Grande do Sul, o que permitiu o recuo dos níveis dos rios e também do Guaíba em Porto Alegre.
A semana que se inicia será quase toda marcada ainda pela predomínio do tempo firme com dias de sol e nuvens, mantendo o padrão atmosférico observado até agora nesta primeira metade do mês. Não há previsão de chuva para a esmagadora maioria dos dias desta semana em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul.
Muitos registros de chuva:
A chuva não vai se limitar ao período de 15 a 17 de junho e a segunda quinzena do mês terá muitos dias com registro de precipitação, alguns com acumulados elevados em parte do estado, prevê a MetSul Meteorologia.
Os modelos, em geral, indicam precipitação na maioria das cidades do estado entre 50 mm e 100 mm no período e que vai se concentrar entre os dias 15 e 19. Os dados de hoje sugerem acumulados superiores a 100 mm, que são altos, sobretudo para a Metade Oeste.
O que os mapas mostram é que o período entre 15 e 25 de julho será de chuva acima da média e mesmo muito acima da média em parte no Rio Grande do Sul. Nos últimos dias de junho, a precipitação ficaria perto ou acima da média no estado. Na primeira metade do mês de julho, a chuva se situaria ao redor das médias históricas, embora somente mais a curto prazo a precisão de prognóstico seja maior.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC!
Mais lidas da semana