Secretaria Estadual da Saúde lança aplicativo Chamar 192 - Samu
Em 2018, mais de 90 mil telefonemas recebidos pelo 192 foram falsos chamados, correspondendo a 8,3% das ligações. Este ano, até o início de novembro, já foram aproximadamente 74 mil ligações falsas.
07/11/2019
Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais
Chamar uma ambulância para casos de urgência e emergência em território gaúcho agora pode ser realizado via aplicativo para celular. Disponível nas lojas de aplicativos para smartfones, o Chamar 192 – Samu permite que os cidadãos façam um cadastro prévio com nome completo, data de nascimento, sexo e locais favoritos, como casa e trabalho. O aplicativo usa as informações cadastradas para agilizar o processo de regulação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), no caso de alguma emergência. O médico que atender ao telefonema saberá previamente informações básicas e localização via GPS, diminuindo o tempo de resposta para a chegada da ambulância.
De acordo com a secretária Arita Bergmann, as vantagens de usar o novo meio para contatar o Samu é a agilidade na conversa com os médicos reguladores, já que ele terá acesso aos dados pré-cadastrados no aplicativo, e o uso do GPS para definir a localização da emergência. “Às vezes a pessoa não sabe o nome da rua, ou exatamente a localidade onde está. O GPS vai facilitar ao apontar com precisão onde a ambulância deve ir”, disse Arita na solenidade de lançamento, no Palácio Piratini, nesta quarta-feira (6). “Cada segundo economizado no processo de regulação das emergências via Samu é fundamental para salvar uma vida”, ressaltou.
Outro vantagem, diz a secretária, é inibir os trotes: “Sabendo de antemão quem é a pessoa que está ligando, diminui a chance de haver trotes”. Em 2018, mais de 90 mil telefonemas recebidos pelo 192 foram falsos chamados, correspondendo a 8,3% das ligações. Este ano, até o início de novembro, já foram aproximadamente 74 mil ligações falsas.
Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES
Esse foi um dos lançamentos do Governo do Estado. O novo portal rs.gov.br unifica todos os serviços, facilitando o acesso dos cidadãos aos atendimentos em diversas áreas. Também foram lançados a consulta de situação de perícia em veículos, apresentação de responsável por infração de trânsito, emissão de guia de pagamento para a retirada de veículo em depósito, alerta de furto e roubo de veículos, gestão de projetos sociais e de empresas financiadoras por meio da Lei de Solidariedade, e o Escola RS, um novo espaço digital para que a comunidade escolar tenha acesso as atividades escolares, como registro de frequência e aproveitamento de alunos.
A meta do governo é, até o final de 2022, disponibilizar todos os serviços do Poder Executivo de forma 100% digital. Hoje, segundo levantamento preliminar, dos 243 serviços existentes, 95 estão digitalizados.
O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador, Ranolfo Vieira Junior, de secretários de Estado, de parlamentares e de demais autoridades estaduais.
AI Governo RS
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