Paverama prepara atividades sobre o Setembro Amarelo

Uma palestra sobre o tema suicídio, entre outras atividades estão sendo projetadas.

06/09/2017

Por Clic Paverama
Em Saúde e Bem-estar

O dia 10 de Setembro é lembrado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e este mês é conhecido como Setembro Amarelo, em que campanhas de saúde são mobilizadas em todo o país, chamando a atenção da sociedade e do Poder Público para uma epidemia mundial. Os dados são muito preocupantes, o Rio Grande do Sul é o estado que tem o maior índice de todo país.

São 10 mortes/100.000 habitantes, a média brasileira é de 5 por 100.000. E a região do Vale do Taquari é a 2ª região do estado com os maiores índices.Tornando necessário proporcionar espaços de fala sobre o assunto.

Para conhecermos mais sobre o Suicídio, a Secretaria Municipal de Saúde de Paverama, através da secretária Viviane Altenhofen e do psicólogo Henrique Weber convidou a psicóloga Bianca Merence Costa para dar uma palestra que será realizada no dia 18 de setembro, às 19 horas, no Centro Comunitário Evangélico. Venha conhecer mais sobre este tema, possíveis intervenções, seus sinais e sintomas, o manejo da situação e de como você pode ajudar, pois esta é uma causa de todos nós!

Também, no mês do Setembro Amarelo, os psicólogos Bianca e Henrique darão duas oficinas para as equipes de saúde, com a finalidade de sensibilizar para esta campanha de promoção e prevenção à saúde.

“Temos a possibilidade de enfrentar este problema. Sabemos que a pessoa que tira a própria vida vive um sofrimento muito intenso, beirando ao insuportável. E com o entendimento a respeito do assunto, é possível diminuir o alto índice existente atualmente. Neste sentido, é de extrema importância a ajuda da sociedade e de todos os níveis de atenção à saúde, para que assim se façam ações efetivas de cuidado ao sujeito que se encontra em sofrimento. Sabemos que quanto mais integrado a família, os amigos, a sociedade, menores são os riscos de uma pessoa cometer o ato. A pessoa que sofre, demonstra sinais que podem ser percebidos através da comunicação, dos gestos e das atitudes. O suicídio é considerado um problema social e de saúde pública, sendo resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos, biológicos, genéticos, culturais e socioambientais. Sendo necessário atentar-se para estas questões. É preciso apoiar quem está sofrendo, ter uma conversa afetuosa, sem julgamento, e recorrer, o quanto antes a ajuda de profissionais da saúde, buscar apoio na rede de saúde do município à qual funciona como uma rede de atenção e proteção” destacou o psicólogo da Unidade Básica de Saúde Henrique Weber.

Serviço:

Palestra: Suicídio, Vamos falar sobre? Com a psicóloga Bianca Merence Costa.

Onde: Centro Cultural Evangélico.

Quando: Dia 18 de Setembro, às 19h.

AI Paverama