Semana será de frio intenso no Estado por conta de massa de ar polar; termômetros podem chegar a -1°C

Em Paverama, como em todo Vale do Taquari, a queda da temperatura será brusca, da tarde para a noite, chegando próximo dos 5ºC.

30/05/2022

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Notícias Gerais

A semana vai começar com temperaturas baixas em todo o Rio Grande do Sul, em decorrência da massa de ar polar que chegou ao Estado no domingo (29). Hoje, segunda-feira (30), os termômetros poderão marcar 1ºC em alguns municípios. 

Em Paverama, como em todo Vale do Taquari, a queda da temperatura será brusca, da tarde para a noite, chegando próximo dos 5ºC.

Além da friaca, o fenômeno climático, considerado "típico do outono" pela Climatempo, deve deixar o tempo aberto e praticamente sem nuvens. Essas características, somadas ao frio, devem possibilitar a formação de geada em algumas regiões, sobretudo na segunda, terça e quarta-feira (1º).

O amanhecer pode começar com geada no sudoeste do Estado já na segunda. O dia será marcado por variação de nebulosidade em Porto Alegre, Santa Maria e Bagé, mas sem chuva. Diferentemente da Serra e do Litoral Norte, onde pode haver garoa isolada - no Litoral, ainda há previsão de mar agitado.

As temperaturas mais baixas devem ser registradas em Caçapava do Sul e Pedras Altas, com termômetros marcando 1°C. Pinheiro Machado tem mínima de 2°C prevista, enquanto Aceguá, Bagé, Canguçu, Herval, Hulha Negra, Lavras do Sul e Santana do Livramento devem atingir a temperatura de 3°C. Em todas as cidades haverá condições para formação de geada.

Na terça, a massa de ar polar continuará atuando em grande parte do Rio Grande do Sul, derrubando ainda mais as temperaturas. O amanhecer será gelado e com geada na região da Campanha, no Sudoeste e no Sul do Estado. Na Capital, Serra e Litoral Norte pode haver chuva isolada e passageira entre o fim da tarde e o começo da noite. Litoral Sul e região Noroeste devem ter tempo seco e sol em praticamente todo o dia, mas com sensação de frio intenso.

Pedras Altas, no Sudoeste do Estado, terá novamente a temperatura mais baixa do dia, com -1°C. Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Itaara, Julio de Castilhos, Pinheiro Machado, São Martinho da Serra, Silveira Martins, Sobradinho e Tupanciretã registrarão zero grau.

Na quarta, a circulação de ventos aumenta a nebulosidade no Noroeste e Norte e nestas regiões pode chover em vários momentos do dia, com moderada a forte intensidade. Em Porto Alegre, o amanhecer será nublado e com possibilidade de garoa. O tempo deve seguir instável na Capital ao longo da quarta-feira, com chuva a qualquer hora. Mesmo com variação de nebulosidade, não deve chover nas regiões Oeste e Sul.

As temperaturas continuarão baixas em todo o Estado, embora a expectativa seja de menos frio que na terça-feira. Pedras Altas seguirá como a cidade mais fria, com 2°C, enquanto as vizinhas Caçapava do Sul e Pinheiro Machado devem registrar 3°C. Arroio do Tigre, Canguçu, Itaara, Julio de Castilhos, São Martinho da Serra, Silveira Martins e Sobradinho completam a lista de municípios com temperaturas mais baixas, registrando mínima de 4°C.

Na quinta (2) e sexta-feira (3), a expectativa é de que o frio comece a dar uma trégua, mas ainda sem grandes mudanças. Pode haver pancadas de chuva isoladas em diversas regiões.