Setembro de 2024 será um dos mais quentes do Brasil, aponta instituto de meteorologia
No Sul, as temperaturas devem ficar entre 10°C e 15°C acima do normal.
03/09/2024
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais
Ondas de calor entre 40°C e 45°C atingirão uma extensa área do Brasil em setembro, tornando este um dos meses mais quentes registrados no país. As informações são do Metsul Meteorologia.
Conforme o instituto, uma massa de ar quente já cobre o Brasil e vai se fortalecer muito nesta primeira semana de setembro, ganhando ainda mais intensidade e se expandindo para o Sul na segunda semana de setembro com temperaturas atipicamente elevadas e calor intenso até em áreas mais ao Sul do país em que as temperaturas muito altas não são frequentes nesta época do ano.
O pior do calor deve ocorrer entre o Norte do Brasil, o Centro-Oeste e partes do Sudeste com marcas acima dos 40ºC em muitas cidades. Já no Sul do país, nesta primeira semana, os efeitos serão sentidos inicialmente no Paraná.
A situação muda na segunda semana de setembro, quando se espera a bolha de calor no Brasil se expanda e ar quente seja levado para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Neste período, as temperaturas devem ficar entre 10°C e 15°C acima do normal.
Bolha de calor
Uma bolha de calor, que se denomina também de domo ou cúpula de calor (em Inglês é chamada de heat dome) ocorre com áreas de alta pressão que atuam como cúpulas de calor, e têm ar descendente (subsidência). Isso comprime o ar no solo e através da compressão aquece a coluna de ar.
Em suma, uma cúpula de calor é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo assim como uma tampa em uma panela.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC
Mais lidas da semana