Venda de carros estaciona no RS

Dificuldades da economia impedem avanço mais robusto dos negócios neste ano.

16/09/2019

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

Marcado por recentes lançamentos de montadoras, o setor de automóveis patina em sua tentativa de retomada. Entre janeiro e agosto, a venda de carros de passeio e comerciais leves zero-quilômetro quase estacionou no Rio Grande do Sul. No intervalo, houve leve avanço de 0,59% frente a igual recorte de 2018, indica o Sincodiv-RS, que representa as concessionárias e as distribuidoras.

No acumulado deste ano, 91,5 mil unidades foram emplacadas no Estado. A marca é a maior desde 2015 (100,6 mil). Ou seja, apesar do avanço, o nível de negócios segue distante ao do período anterior à última recessão. Em 2014, o setor registrou a venda de 139,3 mil unidades.

– O resultado é fraco neste ano. Decorre das atuais condições da economia. Os números são uma fotografia disso – afirma o presidente do Sincodiv-RS, Fernando Esbroglio.

O dirigente reforça que o setor só terá desempenho acelerado em caso de avanço mais robusto da economia.

– Automóvel se vende com crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). Não tem outro parâmetro – frisa.

Diante das dificuldades de mercado, o setor tem apostado em modelos que buscam avançar em recursos de conectividade (dispositivos tecnológicos), dizem analistas. Um dos lançamentos recentes, o de novas versões do Onix, da General Motors (GM), ocorreu no Rio Grande do Sul, na semana passada.

A pesquisa do Sincodiv-RS também contempla categorias como ônibus, caminhões e motos. Na soma de todos os grupos, a alta de janeiro a agosto é maior, de 4,07%, para 124,3 mil unidades.

Marta Sfredo/GaúchaZH